TOSCANA
Tours Enogastronômicos

Descobrindo o Chianti
A região do Chianti esta localizada no coração da Toscana em uma área extensa, composta por pequenos e grandes produtores de vinho, com uma antiga e interessante história.
Entre as cidades de Florença e Siena, encontramos a produção do vinho Chianti Clássico tutelada pelo Consórcio deste vinho que tem como símbolo o Galo Nero, historicamente símbolo da Liga do Chianti, uma aliança política e militar criada pela Republica Florentina na Idade Média.
No século XIII a Republica Florentina dividiu o amplo território militarmente administrado pela Liga do Chianti que correspondia às cidades rurais de Radda, Gaiole e Castellina. O primeiro estatuto documentado da Liga data do século XIV e possuía um brasão com um Galo Nero sobre fundo dourado. Esta imagem foi posteriormente alterada e se transformou no símbolo do Consórcio do vinho Chianti Clássico, e perdura até hoje.
Nas cidadezinhas pitorescas da região como Greve in Chianti e o antigo castelo de Montefioralle, Castellina in Chianti, Panzano in Chianti, Gaiole in Chianti, Radda in Chianti, Rufina, entre outras, é possível apreciar ótimos vinhos e uma excelente gastronomia típica toscana.
Duração: 8 horas bate e volta de Florença.
Detalhes: o tour inclui guia oficial em língua portuguesa. É possível visitar algumas destes burgos e fazer uma degustação ou almoço harmonizado e se solicitado, organizar cursos de cozinha com a realização de pratos típicos toscanos em um Agriturismo imerso no verde e nas colinas do Chianti (sujeito a disponibilidade, dependendo do período da visita). Não incluído no tour transporte, alimentação e degustações.
Ponto de encontro: no seu hotel ou a combinar.

Montalcino e Montepulciano: a região dos vales no sul da Toscana
Terra de grandes produtores de vinhos, Montalcino e Montepulciano possuem ambas uma longa história ligada à produção vinícola, desde o período etrusco passando pela Idade Média como etapa da Via Francigena.
Nesta região ao sul da Toscana encontramos alguns dos vales mais belos, como o Val D’Orcia e o Val di Chiana com paisagens únicas e burgos medievais típicos, posicionados sobre as colinas, muitos deles ainda intactos.
Montalcino
Localizada no Vale d’Orcia, a regiao de Montalcino é famosa pelo Brunello produzido pela primeira vez com a uva Sangiovese Grosso em pureza ou mais conhecida como Brunello, por Ferruccio Biondi Santi neto de Clemente Santi. Clementi Santi foi o primeiro a perceber a potencialidade deste clone do Sangiovese, o Sangiovese Grosso, e em 1860 produz um vinho que não era o atual Brunello, mas que demonstrava características excelentes e de grande longevidade.
O Brunello di Montalcino é reconhecido em 1980 como produto DOCG: Denominação de Origem Controlada e Garantida, selo de qualidade que estipula uma série de regras específicas para a produção do vinho, ligadas ao território, ao tipo de uva, ao envelhecimento, à coloração, ao aroma, ao teor alcoólico, à acidez, entre outros.
Este importante vinho envelhece em barris de carvalho por no mínimo dois anos e no mínimo mais quatro meses em garrafa e sua venda é disponível somente cinco anos após a colheita da safra. Na região são produzidos outros vinhos importantes como o Rosso di Montalcino, o Sant’Antimo e o Moscadello di Montalcino, este ultimo produzido desde o século XIX.
Montepulciano
Montepulciano cidade de origem etrusca possui também uma larga produção de vinhos com a uva San Giovese que neste território é chamada de “Prugnolo Gentile”. Os vinhos “Rosso di Montepulciano” e “Nobile di Montapulciano” são o carro chef deste território, coroado com os Vale del Chiana (conhecido pela produção bovina do gado de raça Chianina) e o Vale d’Orcia.
Duração: 10 horas bate e volta de Florença.
Detalhes: o tour inclui guia oficial em língua portuguesa. É possível visitar algumas destes burgos e fazer uma degustação ou almoço harmonizado e se solicitado, em vinícolas da região. Não incluído no tour transporte, alimentação e degustações.
Ponto de encontro: no seu hotel ou a combinar.

Vinícolas de Autores
Paisagem, arquitetura e vinho, uma ótima combinação com um percurso eno-gastronômico no coração da Toscana para conhecer as “Cantinas de Autores”. Projetadas por importantes arquitetos contemporâneos estas cantinas encontram-se localizadas em um território belíssimo e imersas na paisagem da Toscana entre colinas, vinhedos e o mar.
O passeio inclui a visita em uma ou duas vinícolas no máximo por dia. Algumas das vinícolas selecionadas estão inseridas no projeto Toscana Wine Architecture que engloba mais de 20 cantinas em todo o território toscano, incluído região do Chianti e litoral sul da Toscana, com obras de Renzo Piano, Mario Botta, Studio Archea, entre outros.
Um percurso riquíssimo que une arquitetura, enogastronomia, cultura e natureza em uma das regiões mais bonitas da Itália.
Duração: 10 horas bate e volta de Florença ou mais dias.
Detalhes: o tour inclui guia oficial em língua portuguesa. É possível organizar a visita em uma ou mais vinícolas, em função da disponibilidade das mesmas e da programação do cliente, caso se interesse por mais dias de passeio. Não incluído no tour transporte, alimentação e degustações, estadias ou outros aqui não citados.
Ponto de encontro: no seu hotel ou a combinar.